ESR - essa é uma preocupação relativamente nova na vida dos tecnicos de reparação, por isso ainda tem muitos colegas que não dão a devida importancia a essa propriedade dos Capacitores Eletroliticos, mas posso afirmar que muitos dos defeitos ocasionados por "eletrolas" são devido a ESR alta, principalmente em fontes chaveadas, que como sabemos já domina a eletronica
ESR (Equivalent Series Resistance) ou Resistência Equivalente em Série é um parâmetro importante em todo capacitor eletrolítico, a ESR representa a resistência resultante da combinação dos terminais, conexões internas, placas, dielétrico e principalmente o eletrólito, este último é o principal causador do aumento da ESR.
A ESR de um capacitor eletrolítico deve ser baixa, mas devido a fatores como idade, construção e temperatura de operação, que causam alterações na quantidade e na qualidade do eletrólito a ESR pode subir para valores indesejáveis.
O aumento da ESR afeta a performance de circuitos sintonizados, fontes chaveadas, circuitos de deflexão, circuitos amplificadores de vídeo, etc.
Como a “ESR” pode ser medida?
A maneira mais prática de se medir a “ESR” é com um ohmímetro que use corrente alternada em suas medições (note que o ohmímetro que há em sua bancada usa corrente contínua para medir os resistores),
Qual a utilidade de um medidor de “ESR”?
Um típico capacímetro mede a capacidade do capacitor sob teste e só, porém há um detalhe muito importante, a ESR de um capacitor pode aumentar muito sem afetar o seu valor quando medido em um capacímetro, portanto um capacímetro torna-se inútil na detecção de capacitores com a ESR fora de limites aceitáveis.
Para testar um capacitor com um capacímetro você deve retirá-lo do circuito, você sabe muito bem a quantidade de capacitores que há em uma placa de um monitor ou outro equipamento semelhante, e você também sabe o trabalho que é dessoldar, medir e ressoldar vários capacitores.
Com um medidor de ESR você pode testar os capacitores sem retirá-los do circuito, poupando trabalho e tempo.
Teste de capacitores no circuito, como?
Para que seja possível o teste de capacitores no circuito o o medidor de ESR usa um sinal de 100 KHz (100.000 Hertz) com uma amplitude de 500 mV (0.5 Volts), para que semicondutores conduzam são necessários 600 mV para o silício, portanto semi-condutores em boas condições não irão interferir nas medidas de “ESR”.
Com um medidor de ESR em mãos vc poupa muito tempo na hora de verificar os eletrolas da placa e tempo é dinheiro. por isso é altamente recomendavel que vc tenha um Medidor de ESR.
Atualmente eu tenho o CAPA METER 2002 adquirido do Valdeni.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]esse eu recomendo, tenho ele ha muito tempo e ja me tirou de muito sufoco!!
Tambem to montando um digital baseado em PIC e assim que tiver montado e aprovado eu posto o projeto aqui!!!!!!
Até a proxima!!!
Eduardo Santana